A
Ortografia pode ser considerada como um conjunto de normas que regulam a
escrita, ela estipula as regras para se escrever as palavras corretamente e
saber utilizá-las.
Dessa
forma, a Ortografia está intrinsecamente ligada à aprendizagem da escrita
conforme o que é estabelecido pela norma culta da Língua, padronizando-a e
organizando-a; assim estabelecida por uma convenção determinada por estudiosos
e especialistas na Linguagem, a escrita não fica a mercê e nem se torna
fortemente influenciada pela oralidade e regionalidade dos diversos tipos de
falantes.
Por
isso para manter a Língua viva, dinâmica, concreta seu ensino se torna
primordial, daí a importância das regras e convenções a serem seguidas nos seus
mais diversos campos de estudo da Linguagem (Gramática, Ortografia, dentre
outros), já que possibilitam a unificação, a existência, a consistência e a
continuidade do idioma.
Nesse
ponto chegamos a um dos processos mais delicados na aprendizagem escolar da
norma culta e muitas vezes, a única aceita nos mais diversos setores e
situações da vida de um indivíduo; a escrita e o emprego correto das palavras
em diversificados contextos de frases, textos, trabalhos escolares, livros,
pesquisas, publicidade, jornais, revistas e até mesmo na pronúncia em
determinados momentos de formalidade; abrangendo as diversas capacidades
comunicativas do ser humano.
As
instituições de ensino, precisamente os professores de Língua Portuguesa
ficaram incumbidos deste papel complexo, ensinar a Ortografia, ou melhor,
ensiná-la bem, transmiti-la da melhor e mais adequada forma possível, sem
traumas para os alunos. Porém como ensiná-los dessa forma, como motivá-los e
instigá-los também a buscar o conhecimento nesse sentido.
Essa
não é uma tarefa fácil, a maioria dos alunos apresenta aversão ao ensino de
regras, ao que simplesmente é imposto ou tem que ser memorizado, principalmente
diante do Sistema Educacional Brasileiro na atual conjuntura, o ensino muitas
vezes precário das escolas públicas, sem o suporte e materiais didáticos e da
ausência de muitos professores capacitados e preparados.
Essa
não é uma tarefa fácil, a maioria dos alunos apresenta aversão ao ensino de
regras, ao que simplesmente é imposto ou tem que ser memorizado, principalmente
diante do Sistema Educacional Brasileiro na atual conjuntura, o ensino muitas
vezes precário das escolas públicas, sem o suporte e materiais didáticos e da
ausência de muitos professores capacitados e preparados.
Diante das dificuldades dos alunos e da preocupação dos educadores com
este tema, convidamos você a desfrutar das reflexões e técnicas que este curso
tem a apresentar.
OBJETIVOS
- Compreender os desafios do ensino ortográfico no âmbito escolar para contribuir com os educandos de forma eficiente e eficaz no domínio e aprimoramento da escrita;
- Refletir sobre o ensino de ortografia na escola e seus desafios;
- Compreender a organização da norma ortográfica do português: regularidades e irregularidades;
- Desenvolver técnicas para o ensino e aprendizado das normas ortográficas.
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