Na edição de março de 2011 da revista Nova Escola, o artigo central foi "15 Mitos da Educação", dentre eles, "Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação", o qual nos chamou atenção, queremos dedicar este post a esta problemática, então nos fazemos o questionamento: para ser um bom professor é preciso ter Dom e Vocação, ou precisamso de competência?
Acreditamos que a Nova Escola é feliz quando põe essa questão em pauta, quando põe em jogo o Dom e a Vocação na Educação, ou melhor, quando tira da Educação o Dom e Vocação e põe em seu lugar a Competência.
Já chegou a hora de olharmos a classe de professores não como mártires, mas como profissionais, e a grande mudança decorrente dessa mudanças é que de mártires não podemos cobrar competência, afinal, esta inplícito no mártire a doação, e não podemos cobrar de alguém que se doa a competência, mas agora, enquanto profissional, podemos cobrar dos professores competências.
Não basta mais gostar de crianças para ser professor, é preciso também ter competência, afinal, a docência não exclui o carinho pelas crianças, mas exige mais que apenas isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário