O HagáQuê como suporte pedagógico

Alan Scussel
Alan Scussel fala sobre o novo curso do Instituto veritas: O HagáQuê como suporte pedagógico.
  


Cantinho da Educação - Professor, como o HagáQuê pode contribuir para o fomento da imaginação?
 Alan Scussel - As crianças cada vez mais deixam de se interessar por brincadeiras inventadas por elas ou daquelas que passaram de geração em geração, as histórias infantis muitas vezes não exercem mais nelas o fascínio que causava em gerações anteriores. Em verdade, tudo vem pronto, desde os brinquedos até a imaginação homogeneizada que o computador ou até mesmo a televisão produz. Diante deste cenário, o HagáQuê coloca a criança em uma situação que ela deve criar, inventar, fomentar a sua imaginação, isso tudo de forma lúdica e prazerosa. A criança é induzida a criatividade sem mesmo perceber.
Cantinho da Educação - O HQ esgota as suas possibilidades na Educação apenas com o fomento a imaginação?
Alan Scussel – Não, o HQ tem muitas outras contribuições, a exemplo do que percebe Cleoni Inácio em sua obra Na escola com as histórias em quadrinhos: “Trabalhar histórias em quadrinhos no campo escolar é uma forma significativa e dinâmica para os alunos lerem, escreverem, criarem, pesquisarem, dramatizarem sobre a vida.”
Cantinho da Educação – Como as crianças se sentem ao fazer uso de histórias em quadrinhos na sala de aula?
Alan Scussel – As histórias em quadrinhos são materiais comum as crianças, todas elas em algum momento já folharam o gibi, seja para ler a história, seja apenas para visualizar os desenhos. Desta forma, o uso do HQ na educação têm três vantagens: a) Não há rejeição as histórias em quadrinhos, todas as crianças, inclusivo os adultos, se sentem convidados a lerem histórias em quadrinhos; b) O HQ convida os estudantes a visualizá-lo, ainda que em primeiro momento seja apenas folhar; c) Na medida em que as crianças começam a folhar os quadrinhos, para entenderem o desenrolar da história, começam a ler. Pois bem, esta lançado a pedra fundamental para toda leitura futura.
Para saber mais sobre o curso envie um email para institutoveritas@institutoveritas.net ou entre no site Instituto Veritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário