31,4% DOS DOCENTES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÊM PÓS–GRADUAÇÃO
Esse dado está em constante melhora no Brasil no período depois de 2009
Sendo o
professor o fator que mais impacta diretamente o aprendizado dos alunos, a sua
formação inicial e continuada está no bojo das discussões para a melhora da qualidade da
Educação Básica. Dentro do Plano Nacional de Educação, quatro das vinte metas
estão diretamente ligadas aos docentes. A seguir, falamos sobre a meta que
trata da formação continuada e da pós-graduação.
Os dados do Censo Escolar mostram que
a porcentagem de docentes da Educação Básica com pós-graduação está em
constante melhora no país no período depois de 2009, tendo alcançado a marca de
31,4% em 2014. Em números absolutos, são pouco mais de 701 mil docentes com
pós-graduação no Brasil.
Porém, essa melhora, que foi de 6,9
pontos percentuais entre 2009 e 2014, ainda se deu em ritmo insuficiente para o
cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação, que estipula que, em
2024, 50% dos docentes da Educação Básica devem ter pós-graduação.
A maioria dos docentes com
pós-graduação tem apenas especialização. Do total, em 2014, 30% tinham
especialização, 1,8% mestrado e 0,3% doutorado – a soma dos percentuais excede
o dado de 31,4% com pós-graduação, pois há docentes que têm mais de um tipo de
pós-graduação.
A etapa/modalidade com maior
percentual de funções docentes com pós-graduação em 2014 é a Educação Especial
– 56,2%. Por outro lado, a Educação Infantil apresenta o percentual mais baixo,
de 23,9%. Os dados também revelam que o indicador é melhor na rede pública (34%
em 2014, contra 23,6% na rede privada), mais especificamente na rede federal
(70,1%), seguida da rede estadual (38,2%) e da rede municipal (31,6%).
Os três Estados com melhor desempenho
em 2014 no indicador dessa meta, considerando as funções docentes de todas as
redes da Educação Básica, são Espírito Santo (73,7%), Paraná (61,8%) e Santa
Catarina (45,1%).
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