1. Inteligências Múltiplas - mudando um
paradigma:
Dentro da educação se pretende atingir um
ideal de igualdade, aonde tenta-se levar aos alunos as mesmas oportunidades de
estudo, dando-lhes acesso as mesmas matérias, do mesmo modo, avaliando-os com
os mesmos critérios. Contudo, a partir das reflexões de Gardner sobre as
inteligências múltiplas, há uma desigualdade essencial na inteligência das
pessoas, que exige métodos e propostas diversas.
Nos termos de Gardner: "A escola uniforme
parte da premissa de que todos os indivíduos são iguais e, portanto, que a
educação uniforme atinge todos eles de forma igual e eqüitativa. Mas somos
visivelmente diferentes uns dos outros e temos personalidades e temperamentos
diferentes. (GARDNER)
Gardner coloca em xeque não apenas o ideal de
igualdade na educação, mas também, o imperativo das inteligências linguística e
lógico-racional. Pois, no modelo educacional vigente, as inteligências
valorizadas e trabalhadas são única e exclusivamente as inteligências linguística e lógico-racional. Todo o modelo
educacional da escola tradicional esta projetada para estimular e desenvolver
apenas essas inteligências.
Assim Gardner defende a urgência de um modelo
educacional que estimule e desenvolva as outras inteligências. Permitindo que
as inteligênicas Corporal-Cinestésico, Musical, Espacial, Interpessoal,
Intrapessoal, Naturalista, Existencialismo sejam tão estimuladas quanto as duas
hoje privilegiadas.
2. Howard Gardner:
Gardner (1945-…) é um estado-unidense, ligado
a universidade de Harvard, que se move no âmbito da psicologia cognitiva e
educacional, onde assume notoriedade após a elaboração da teoria das
inteligências múltiplas. Gardner tem como obra magna Estruturas da Mente,
escrita em 1983, a qual define sete tipos de inteligências.
Atualmente é professor de Cognição e Educação
na Universidade de Harvard, e professor adjunto de Neurologia na Universidade
de Boston.
3. Teoria das Inteligências Múltiplas:
A Inteligência é um tema que sempre atraiu a
atenção dos educadores e dos psicólogos da educação, tendo inúmeras experiências
e tentativas de definição e mensuração. Uma das primeiras experiências que
chega ao nosso conhecimento é a do início do século XX, quando Alfredo Binet,
encarregado pelo governo francês desenvolve um sistema de avaliação para
identificar as habilidades das crianças, em especial nas áreas verbal e lógica.
Do início do século XX aos nossos dias, um
conjunto de outras experiências para mensurar a inteligência das crianças (e
dos adultos) foram e estão sendo desenvolvida. Dentre elas, ganha notoriedade o
sistema de avaliação Quociente de Inteligência, ou somente QI.
Gardner coloca em xeque não só a possibilidade
de mensurar a inteligência, coloca também ou principalmente a própria ditadura
da inteligência lógica-matemática e lingüística.
A partir disso, Gardner vai desenvolver a
Teoria das Inteligências Múltiplas (IM), a qual, em linhas gerais vai entender
que há nas crianças (e nos adultos) diferentes inteligências que se dispõe e se
interagem de diferentes formas. Sendo elas oito (na obra Estruturas da Mente é
definido apenas sete, mas hoje Gardner já reconhece oito, e dependendo das
fontes, falasse inclusive em nove):
Tipos de Inteligência:
Apresentaremos abaixo os sete tipos de
inteligência.
Conquanto, é preciso fazer uma advertência:
embora Gardner dispõe de sete tipos de inteligência, em que cada criança dispõe
de uma mais desenvolvida que as outras,
é preciso não esquecer que esta mesma criança dispõe das outras seis
inteligência, apenas em grau menos desenvolvidas. Em outros termos, uma criança
com a inteligênica lingüística apurada, dispõe também da inteligência
lógico-matemática, apenas em grau menos desenvolvida. Ou ainda, uma única
criança pode dispor de grande habilidade em uma ou mais inteligência, tendo
assim facilidade com padrões matemáticos (como é comum a inteligência
lógico-matemática) e facilidade em contar histórias (como é comum a
inteligência lingüística).
Como todas as crianças dispõe das diversas
formas de inteligências, é preciso desenvolver todas as inteligências em todas
as crianças, com a resalva de que nem todas as crianças irão dispor da mesma
facilidade em todas as áreas, exigindo assim maiores cuidados em uma área e
maiores estimulos em outra área.
Lingüística:
A Inteligência lingüística é certamente, ao
lado da Inteligência lógico-matemática, as duas inteligências mais valorizadas
na educação. Suas características básicas são: a) sensibilidade para os sons;
b) habilidade em perceber e estabelecer ritmos as palavras; c) habilidade para
criar histórias; d) habilidade para transmitir idéias de forma clara; e)
habilidade com a fala e escrita; f) criatividade linguística.
Esta inteligência é bem desenolvida em
políticos, jornalistas, professores, vendedores.
Lógico-Matemática:
A inteligênica lógico-matemática tem como
características básicas: a) facilidade em reconhecer e interpretar padrões
lógicos; b) facilidade com cálculos; c) habilidade em reconhecer, interpretar e
criar ordem e sistematização.
Esta inteligência é bem desenolvida em
engenheiros, matemáticos e cientístas.
Musical:
Características básicas: a) habilidade para
perceber e criar sons, ritimos, timbres.
Esta inteligência é bem desenvolvidas em
músicos.
Espacial:
Características básicas: a) habilidade para
perceber de forma precisa a dimensão espacial; b) falicidade em se localizar no
espaço; c) falicidade em reconhecer padrões geográficos.
Esta inteligência é bem desenvolvida em
artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.
Corporal-cinestésica:
Características básicas: a) habilidade com o
próprio corpo, podendo executar movimentos complexos e precisos; b) habilidade
em perceber o movimento dos próprios musculos, identificar pesos, posições; c)
articulação em movimentos; d) coordenação motora apurada.
Esta inteligência é bem desenvolvida em
cirurgiões, bailarinas, atletas, escultores.
Interpessoal:
Características básicas: a) facilidade em
interagir com as pessoas; b) facilidade em entender e interpretar os
sentimentos e comportamento das pessoas; c) disposição para a liderança; d)
sensibilidade para coordenar grupos.
Esta inteligência é bem desenvolvidas em
empresários, políticos, terapeutas, professores.
Intrapessoal:
Características básicas: a) habilidade em
identificar os próprios sentimentos; b) facilidade em resolver conflitos
internos; c) auto-conhecimento; d) auto-estima.
Esta inteligênica é bem desenvolvida em
psicólogos.
Esses são os sete tipos de inteligência,
juntam-se a elas a inteligência naturalista, a inteligência existêncialista e a
inteligência contemplativa.
Sugestão de Leitura:
Inteligências Múltiplas e Aprendizagem da profª Rosangela dos Santos.
Teoria das Inteligências Múltiplas do prof. Marco Togatlian
Sugestão de Leitura:
Inteligências Múltiplas e Aprendizagem da profª Rosangela dos Santos.
Teoria das Inteligências Múltiplas do prof. Marco Togatlian