Vida de Professor

Ultimamente venho assistindo mais televisão que o normal e percebi as propagandas em prol de enaltecer a profissão professor estão a todo vapor! Uma com uma bela canção mostra como em todas as profissões o professor é primordial, que todo bom começo tem um bom professor! Na outra um pedido: Seja um professor!


Meus queridos educadores, professores e estudantes, cá entre nós, como podemos querer a formação de novos professores ou pensar que esses apelos surtirão efeitos milagrosos nas escolhas de nossos jovens, se todos temos a plena consciencia do que é ser professor?!!

Quando escolhi fazer minha faculdade, Educação Física LICENCIATURA, escolhi porque sempre achei lindo o ato de ensinar e com isso poder fazer parte da transformação do meio em que estou inserida. Sempre achei que tudo o que falavam sobre a Educação era exagerado e que saberia superar as dificuldades do ofício.

Mas... ao entrar e conhecer a realidade da vida de um professor comecei a perceber tamanha injustiça que há com todos os educadores! Estudamos, precisamos percorrer um caminho muitas vezes arduor, e ainda assim, ganhamos menos que alguns trabalhadores (sem desmerecer qualquer profissão), não somos tratados com respeito, temos a responsabilidade de educar crianças e adolescentes, precisamos aturar desrespeitos dentro das salas de aula e dos pais e a pior condição: a maioria no início da carreira profissional precisa ser ACT (Agente em Contrato Temporário).

É desses professores que quero falar. Não temos direitos trabalhistas algum, no término de cada ano estamos desempregados, sem saber onde vamos lecionar no ano seguinte, pra que turma lecionar, qual cidade, qual escola e muitas vezes sem saber a disciplina que haverá disponível.

Quando escolhemos ser professores ninguém nos falou isso. O fato não é só o salário baixo, mas as condições que nos são impostas.

Ainda tem gente por aí que conclama que os educadores são culpados de toda essa barbaridade. Concordo em partes, porque nos sujeitamos muitas vezes a isso, mas com certeza não somos responsáveis totais por tudo isso. E sei também que existem professores e professores... mas venho aqui falar daqueles que tem amor ao que fazem e já deram muito de si para educadar seus alunos. Professores que deixam seu tempo precioso com a família e amigos para corrigir e elaborar provas e aulas. Professores que tem o prazer de ver seus alunos entrarem na universidade, que investem em seus alunos. Professores responsáveis e que entenderam o que significa sua profissão.

Investir na Educação não é prioridade de alguns governos, pois é muito melhor ter uma sociedade de tolos, alienados, do que uma sociedade de críticos e conscientes.

No dia 11 de maio, semana que vem, os professores da rede estadual de ensino irão parar para revindicar um direito nosso: a incrementação do piso salarial no Estado de Santa Catarina. Temos que voltar as lutas, começar a ter voz ativa e levantar a bandeira do magistério. Comodismo não nos levará a lugar algum!

Espero ter consiguido expressar de forma clara meus sentimentos pela nossa profissão...







Um comentário:

  1. Olá Luciellem

    Achamos seu blog pelo "portal educacional" e achamos muito interessante!

    Nós temos um blog chamado "Solo na Escola", nosso grupo de extensão da ESALQ. Estamos criando uma sessão especial para educadores. Confiram lá, deixem a opiniao de vocês!

    Abraço

    ResponderExcluir