A Maior Flor do Mundo | José Saramago



O belíssimo vídeo, A Maior Flor do Mundo, inspirada em conto de autoria de José Saramago, faz a narração da animação, falando que as histórias para crianças não devem conter palavras de difícil significado para elas, pois as mesmas possuem ainda um vocabulário diminuto. Concordo plenamente.

A criança ainda não compreende a ironia nem o sentido figurado das palavras. Leva muito a coisa ao chamado "pé-da-letra", o sentido literal das palavras. Não compreende que sinônimos são palavras diferentes com o mesmo significado e por ai vai...

Usar da leitura de imagens para introduzir as crianças no Mundo da Literatura, sejam animações ou histórias em quadrinhos é uma das ótimas estratégias que pais e educadores podem dispor...

A animação, que pode ser utilizada como temática ambiental também e não apenas literária, finaliza com uma bela citação de Saramago, e uma lição de vida para pais e filhos, professores e alunos refletirem juntos, em casa e/ou na sala de aula:

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
José Saramago

Um comentário:

  1. Acho que quem escreveu este texto não compreendeu a ironia do Saramago ao dizer que histórias para crianças devem ser escritas só com "palavras simples". Leia o livro "A maior flor do mundo" e entenderás que ele quer dizer exatamente o contrário.

    ResponderExcluir