Docência, Dom e Vocação ou Profissão?

     Na última edição da revista Nova Escola, o artigo central foi "15 Mitos da Educação", dentre eles, "Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação", o qual nos chamou atenção, queremos dedicar este post a esta problemática, então nos fazemos o questionamento: para ser um bom professor é preciso ter Dom e Vocação, ou precisamso de competência?

     Acreditamos que a Nova Escola é feliz quando põe essa questão em pauta, quando  põe em jogo o Dom e a Vocação na Educação, ou melhor, quando tira da Educação o Dom e Vocação e põe em seu lugar a Competência.
     Já chegou a hora de olharmos a classe de professores não como mártires, mas como profissionais, e a grande mudança decorrente dessa mudanças é que de mártires não podemos cobrar competência, afinal, esta inplícito no mártire a doação, e não podemos cobrar de alguém que se doa a competência, mas agora, enquanto profissional, podemos cobrar dos professores competências.
     Não basta mais gostar de crianças para ser professor, é preciso também ter competência, afinal, a docência não exclui o carinho pelas crianças, mas exige mais que apenas isso.

Enquete:

Para ser um bom professor, ele precisa ter Dom e Vocação para a Docência ou precisa de Competência?

  1. A docência exige Dom e Vocação.
  2. A docência exige sim competência, mas sem vocação, não consegue nada.
  3. A docência exige competência.
Vote na enquete: Clique aqui

6 comentários:

  1. VÃO PAGA TAMBÉM , EU ACREDITO QUE VC DEVEREIA FALAR DO SALARIO DO PROFESSOR , POIS A CONPETECIA Ñ ESTA EM JOGO MAIS A LONGA JORNADA DE TRABALHO , PARA TER UM SALARIO DE CONPETECIA, BOM DIA,.

    ResponderExcluir
  2. Para ser um bom professor a pessoa tem de antes de mais nada se doar. Claro, tem de dominar os conteúdos, ter formação adequada, ter vocação etc. Mas mesmo que o professor tenha essas qualidades todas e não tiver a capacidade de se doar não vai rolar... Tudo será uma droga.

    Lucilia Ruy

    ResponderExcluir
  3. Esse é o problema da educação, exigimos dos nossos professores muito... falta-nos a lembrança que são pessoas como nos, que se cansam e querem como qualquer outro ser humano, sr valorizado pelo que faz.

    Diogo

    ResponderExcluir
  4. u também sou prof. Sei muito bem q cansa, mas não há alternativa: ou há doação ou não se colherá bom resultado. Sem esse importante trabalho, os mais prejudicados serão os alunos e, por tabela, a sociedade.

    Lucilia Ruy

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Eu creio que se nao existir o dom a vocaçao presentes nas profissões não nos sentiremos realizados,ao meu ver tudo se deve ser realizado com prazer e dedicaçao,nao importa qual seja sua profissão,mas quando se trata de lhe dar com pessoa tem que ter dom..hje vejo qualquer pessoa entre aspas ,fazendo magistério,acha que é fácil,pensam que vao trabalhar 6 horas e vao ganhar bem...ilusão.Antes de ingressarem para o magistério lembre-se que professores sao formadores de opinioes,o mal profissional da educaçao assassinam mais pessoas que médicos e ninguém toma providencias..até quando?Pedagoga Neusa Moreira Corteleti.

    ResponderExcluir