Educação Sexual na Escola

        Muitos pais lançam sobre a escola o peso da educação sexual de seus filhos, livrando-se assim desta difícil tarefa. Talvez apenas com a pretenção de livrar-se deste problema e/ou crentes na preparação dos professores para o mesmo.

        Para tanto, deve-se atentar que em muitos casos a escola também lava as suas mãos quanto a educação sexual, distribuindo livros e cartilhas sobre educação sexual, onde é exposto de forma fria as transformações ocorridas no corpo durante a fase da adolescencia, bem como, com ilustrações de relações sexuais, apologia ao homossexualismo, ao sexo livre e ao uso de contracepção.

        Neste sentido, nos perguntamos, seria a educação sexual apenas um debate tecnico que se resume a discutir como é concebido um bebê, como evitar uma gravides, como evitar doenças sexualmente transmissivel, mais do que isso, educação sexual é apenas um debate sobre sexo, ou deveria abordar as questões humanas, os sentimentos, a dimensão política e ética do problema.

        "Deve ser preocupação dos pais e dos educadores que os filhos tenham uma educação sexual sadia, que não se limite a um mero aprendizado do corpo humano, seus órgãos e funções, o que já é englobado pelas ciências naturais, nem, o que seria pior, a querer transformar em técnica uma realidade natural, maravilhosa e complementar do ser humano como é a atividade sexual. Não se prescinde do amor na realização do sexo, pois o homem é um ser racional que não age somente por instinto, como os animais. Em todo o viver humano, a razão deve ser norteadora das condutas. Não se pode, como pretendem alguns, reduzir o sexo humano a algo mecânico e superficial, destinado única e exclusivamente a proporcionar prazer." (Cartilha Saber Amar – Qual é a sua ?)

Um comentário:

  1. Adorei o tema, particularmente, interessar-me-ia que outros posts tratassem desse assunto.

    Marcelo Morais
    Pedagogia - FURB

    ResponderExcluir