Artista: Matthias Grunewald





A tentação de Santo Antão
Matthias Grunewald

            A obra representa a bíblica história de Santo Antão, que retirado em meditação no deserto é atormentado ora por demônios que o perturbam e o agridem, ora por um demônio disfarçado de princesa que se banha nua em sua frente e por último, é erguido em vôo por demônios e lançado do alto ao chão.
            Nesta obra, Grunewald transmite o medo e a visão negativa imposta no longo período medieval, ainda acreditando que os demônios existem, que são terríveis, medonhos e que desferem castigos terríveis e dores físicas infinitas aos que se desviam da conduta religiosa.
            Outro fator interessante presente na obra seriam as características próprias de um renascimento alemão, onde não se fazem presentes os padrões estéticos clássicos fundamentais para o renascimento na Itália. Na Alemanha renascentista, a feiúra é possível e real.
            Deste artista, infelizmente preservou-se poucas obras, mas é notável a influência de perseguições aos judeus e guerras, são poucas mas são obras chocantes, de um estilo inconfundível e que vale a pena pesquisar mais!

Anna Negri

Nenhum comentário:

Postar um comentário