Este importante educador, cujo nome completo era Celestin Freinet, nasceu na França, onde viveu toda a sua vida. Preocupou-se com a modernização da educação e em como melhorar as técnicas a ela aplicadas, para que se relacionasse com a vida, tendo suas idéias penetrado em todo o mundo.
Introduziu modificações nas salas de aula, como os cantinhos pedagógicos e as “aulas-passeio”. Sendo professor primário, levava os alunos a observar a natureza e todo o mundo exterior e, depois da “aula-passeio”, a uma análise dela. Freinet introduziu o texto livre infantil, dando assim a oportunidade para a criança construir, expressar-se e pensar mediante vivências. Para as crianças pequenas era dado destaque ao desenho, o qual substituía o texto livre oral. Os melhores desenhos ou textos eram escolhidos por todos e então colocados no “Livro de Vida”.
Iniciou, também, a correspondência interescolar entre os alunos de sua escola com outra, em Saint Philibert. Depois houve a troca de produtos da produção agrícola, enriquecendo a experiência anterior.
Esse tipo de atividade enriquecia as aulas constituindo-se em verdadeira cultura. E, em vez de a voz do professor ser o mais importante, ele se associou a experimentação e à observação. Era adepto da disciplina na escola e da autoridade do professor, mas para isto enfatizava a necessidade de existir um ambiente humano, educativo e organizado.
As práticas de ensino propostas por Freinet são fruto de suas investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía o conhecimento. Observava muito seus alunos para perceber onde tinha de intervir e como despertar neles a vontade de aprender. Para Freinet a criança não avança sozinha, sendo assim, a “cooperação” é um dos pontos fundamentais de sua Pedagogia.
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