Othello

Dirigido por Oliver Parker o filme Othello é baseado na tragédia Othello, o Mouro de Veneza de Willian Shakespeare, e tem como personagens principais o general Othello, sua esposa Desdêmona, e o maquiavélico Iago.

Othello é um homem de origem humilde, que devido a sua força e garra acaba tornando-se general mouro em Veneza, e promove Cássio, um jovem soldado ao posto de tenente, e tal atitude desperta a ira em Iago, pois ele se considerava merecedor da promoção, e por isso planeja uma cruel vingança para destruir o mouro, haja vista que é um homem extremamente inteligente, mas com ausência total de caráter. Grande observador percebe o incontrolável ciúme que o mouro tem da bela e doce Desdêmona, diante disso começa a arquitetar seu plano, que tem conseqüências irreparáveis na vida de todos, inclusive a sua.

Muitos são os temas abordados no filme e que podem ser trabalhos em sala de aula, como ética e comportamento, mas particularmente acredito que a mais importante é desenvolver a prática da leitura em nossos alunos, pois não basta apenas assistir ao filme, é importante que seja feita leitura da obra de Shakespeare antes. Nos meus tempos de graduação encenei “Othello” em uma apresentação no papel de Iago, e digo que foi um deleite ter o privilégio me aprofundar nas obras desse grande dramaturgo e poeta inglês, e os temas relatados em suas obras continuam atuais, e sendo representadas seja no teatro ou cinema de todo o mundo, nos fazendo conhecer melhor a natureza humana.Muitos consideram Dom Casmurro, de Machado de Assis a versão brasileria de Othello, a história de Capitu é até hoje uma das mais lidas em nossas escolas.

O filme marca a estréia de Oliver Parker na direção, e tem no elenco Laurence Fishburne no papel título e Kenneth Branagh (em excelente atuação) na pele do antagonista Iago. Existem várias versões cinematográficas de Othello, mas irei destacar duas: a primeira de 1965 com Laurence Olivier interpretando o Mouro de Veneza, e “O”de 2001, que no Brasil recebeu o título de “Jogo de Intrigas”, e tem no elenco o jovem galã Josh Hartnett (de Pearl Harbor) e a talentosa Julia Stiles (atualmente no elenco da cultuada série Dexter), mas que já participou de outras duas versões cinematográficas inspiradas nas obras de Shakespeare: 10 Coisas que odeio em você e Hamlet.
 
 
 
Escrito por Lucyano Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário