Livros do Paulo Freire disponíveis em arquivos de pdf:


Sinopse:
O que é ensino libertador? Como os professores se transformam em educadores libertadores? Como começam a transformar os estudantes? De que modo a educação se relaciona com a transformação política? Essas e outras perguntas são tratadas em Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. 

Confira a resenha de Medo e Ousadia de Paulo Freire
Medo e Ousadia de Paulo Freire em pdf

Sinopse:
Freire analisa o problema da comunicação entre o técnico e o camponês no processo de desenvolvimento de uma nova sociedade agrária. Neste ensaio Paulo Freire faz a defesa da educação que se dá pela troca, pelo diálogo, pela comunicação e pelo aprendizado mútuo.

Confira a resenha de Extensão ou Comunicação de Paulo Freire
Extensão ou Comunicação de Paulo Freire em pdf

Sinopse:
O que pensar de uma educação que admite o escândalo de um povo marginalizado e imerso na passividade? Neste livro, Paulo Freire, o célebre e grandioso educador, propõe condições e métodos para que ninguém seja mais excluído ou colocado à margem da vida nacional em nome de uma educação orientada para a autenticidade.

Confira a resenha de Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire
Educação como prática da liberdade de Paulo Freire em pdf

Sinopse:
Para Freire, a prática de chamar a professora de tia esconte armadilha ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida profissional; já as crianças correm o risco de confundir a distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra natureza. 

Confira a resenha de Professora Sim, Tia Não de Paulo Freire
Professora Sim, Tia Não de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
"O povo grita contra os testemunhos de desfaçatez, As praças públicas de novo se enchem. Há uma esperança, não importa que nem sempre audaz, nas esquinas das ruas, no corpo de cada uma e de cada um de nós." (Freire)

Confira a resenha de Pedagogia da Esperança de Paulo Freire
Pedagogia da Esperança de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Ao abordar a "importância do ato de ler" Freire o faz não simplesmente do ponto de vista formal, entendendo a leitura enquanto a decodificação pura das palavras. O nosso educador faz compreensão crítica do ato de ler, de tal forma que a leitura assume uma postura política e libertadora. 

Confira a resenha de A Importância do Ato de ler de Paulo Freire
A Importância do Ato de ler de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Paulo Freire, um dos mais habilidosos educadores do século XX percebeu que duas são as vias para dominar uma pessoa: pelas armas e pelas palavras, sendo a segunda a mais potente. E esse processo de arrebanhamento e dominação começa desde a tenra infância nas escolas, aonde as elites lançam mão de todo um conjunto de dispositivos para perpetuar a dominação.
Confira a resenha de Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
A Educação “(...) jamais [pode] ser neutra, tanto pode estar a serviço da decisão, da transformação do mundo, da inserção crítica nele, quanto a serviço da imobilização, da permanência possível das estruturas injustas, da acomodação dos seres humanos à realidade tida como intocável.” Paulo Freire

Confira a resenha de Pedagogia da Indignação de Paulo Freire
Pedagogia da Indignação de Paulo Freire em pdf


Sinopse:
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire é um livro de poucas páginas, mas de uma densidade de idéias pouco vista em qualquer outra de suas obras. Este seu poder de síntese demonstra sua maturidade, lucidez e vontade de, com simplicidade, abordar algumas das questões fundamentais para a formação dos educadores(as), de forma objetiva. 

Confira a resenha de Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire em pdf



Sinopse:
Neste livro, Freire constitui uma das suas mais importantes reflexões enquanto pensador da educação. Nos textos reunidos, as marcas do anti-dogmático enfatiza a importância da educação através de um convite à reflexão político-pedagógica – escritos no decorrer de 1992 e discutidos em reuniões realizadas tanto no Brasil quanto em outros países.

Confira a resenha de Política e Educação de Paulo Freire
Política e Educação de Paulo Freire em pdf
Sinopse:
Neste livro, Paulo Freire aborda os mais diferentes aspectos da realidade brasileira com o olhar de quem luta por uma mudança profunda e crítica do mundo. Reunindo textos escritos entre 1968 e 1974, mas de atualidade desconcertante, e abordando temas que vão da alfabetização à reforma agrária, 

Confira a resenha de Ação cultural para a Liberdade de Paulo Freire
Ação cultural para a Liberdade de Paulo Freire em pdf





Sinopse:
Nos quatro estudos que formam este livro e que abordam os mais diferentes aspectos da relação do homem e seu estar no mundo, vemos como o compromisso com a própria realidade, isto é, a impossibilidade de se assumir uma posição neutra perante o mundo, é peça-chave para que educadores e educandos se insiram na sociedade e possam transformá-la.

Confira a resenha de 
Educação e Mudança de Paulo Freire
Educação e Mudança de Paulo Freire em pdf








Sinopse:

Neste obra, Freire e Faundez colocam em evidência o método a ser utilizado por todos os cientistas sociais: o repensar constantemente.



Confira a resenha de Pedagogia da pergunta de Paulo Freire e Antonio Faundez

Pedagogia da pergunta de Paulo Freire e Antonio Faundez em pdf

63 comentários:

  1. Olá, sou pedagoga, moro em Manaus e, procurando o livro Educação e Emanciapação do Adorno, encontrei este blog. Me encantei com o conteúdo de qualidade, mas sobretudo pela disponibilidade de livros em pdf. Atitudes como essa é que fazem valer a pena escolhermos esta profissão. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, achei excelente a iniciativa do blog....... muito bom!!!!!

      Excluir
    2. cliquei no livro Pedagogia da Autonomia mas abre a Pedagogia do Oprimido, peço que por favor verifiquem este erro, pois, tenho um importante trabalho para realizar mas não consigo baixar por este site. Todos os outros livros abrem, justamente o que eu necessito não. Obrigada

      Excluir
    3. Não tem Pedagogia da Autonomia. Também cliquei lá, mas aparece o livro Pedagogia do Oprimido

      Excluir
  2. Olá!:)
    Também aprecei o blog!! Apenas, ao tentar baixar os pdfs, no programa para download que usar, dá aviso de 'site malicioso' antes de baixar e, com isso, escrevo para que saibam/possam verificar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de entrar no blog e estou amando tudo. espero que não fiquem bravas por eu tomar a liberdade de incluiir um link de no meu blog

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Realmente é muito bom!
    Cleonice Bergamini

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa. Sou estudante de Pedagogia e este blog está me ajudando muito. Obrigada!
    Gisleny Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visite

      http://livrosetrabalhosacademicos.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Olá, tb sou pedagoga, professora de Educação Infantil e Ensino Médio, atualmente estou estudando para fazer uma prova em busca de uma bolsa de mestrado, que bom que encontrei no seu blog os livros que estou precisando ler, valeu pela solidariedade, o mundo precisa de mais educadores assim! Parabéns! Vera Miranda

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sou estudante de pedagogia e tenho ouvido muito falar nesse educador, bem como em sua contribuição para a educação brasileira.
    Parabéns pela inicitaiva!
    Ivanice- Recife/PE.

    ResponderExcluir
  8. Pamela Aline Balan11 de julho de 2012 14:25

    Adorei o blog, sou estudutante de pedagogia, e este blog está me ajudando bastante. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. olá, sou walber de coelho neto - ma, adorei os conteúdos deste blog, é muito importante para todos que estão em sala de aula, uma riquíssima fonte de pesquisa. obrigada a voçês.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blogger e sou fã de Paulo Freire, onde leio sempre seus livros e mantenho como base para minha caminhada como educadora.
    Agradeço a oportunidade de estarmos acessando tão livremente os conteúdos postados aqui.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo Blog está apetitoso. Sou uma estudante de pedagogia e gosto demais de Paulo Freire.Obrigada por esta oportunidade que está de livre acesso para quem tem interesse e necessite desta educação.
    Felicidades Sucesso!!!!

    Maria Cristina / Jd. Umuarama São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Sou caloura na faculdade de pedagogia da Unesc - SC. adorei esse site, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. SOU PEDAGOGO E DEPOIS Q ENCONTREI ESSE BLOG FOI MARAVILHOSO....PARABÉNS PELA INICIATIVA

    ResponderExcluir
  14. Os alunos de Promoção da Saúde também agradecem os esforços deste blog- Paulo Freire pode ser aplicado em muitos setores, além de Educação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, fiquei apaixonada por este blog.

    ResponderExcluir
  16. to fazendo faculdade de ´pedagogia e amo. parabens pelo blog eu amei.

    ResponderExcluir
  17. Sou Pedagoga e Pós-Graduanda em Psicopedagogia, tenho verdadeira paixão pela obra do grande Paulo Freire. Não conhecia este blog, estava corrigindo os trabalhos de alunos e sempre recorrendo ao google p/ verificar se o trabalho não foi feito nenhuma cópia (infelizmente temos que fazer isso...), e acabei encontrando este blog.
    Parabéns para toda a equipe de criadores do "Cantinho da Educação", vocês estão prestando um grande serviço para todos da área da Educação e o público em geral.
    vou fazer divulgação do endereço eletrônico, ok?
    Forte abraço!!!
    Ana Claudia Macedo L. Lopes.

    ResponderExcluir
  18. OI!!! FELICITAÇÕES PELO BLOG!!! SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E PARA RETRIBUIR A EXCELENTE AJUDA, VOU RECOMENDÁ-LO AS MINHA COLEGAS!!!

    ResponderExcluir
  19. É gratificante ter acesso a obras tão valiosas para a vida pessoal e para e educação; Paulo Freire é e sempre será atual, pois, seu espírito esteve a frente do seu próprio tempo e do tempo presente.

    ResponderExcluir
  20. Estou feliz em poder ler esses livros que estão me ajudando muito em minha monografia. Parabéns, e obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o Blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela disponibilidade dos livros. Muito bom , Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Eu também adorei este blog, tem várias obras do Paulo Freire, que eu precisei consultar pra fazer alguns trabalhos da faculdade. Obrigada por disponibilizar estes livros conosco. Parabéns pela iniciativa e ajuda.

    ResponderExcluir
  24. Olá amei a disponibilidade dos livros, baixei todos, faço o 4º semestre de Pedagogia na UESB Vitória da Conquista - Bahia e estou maravilhada com obras tão enriquecedoras. Obrigada! Parabéns pela iniciativa. Tatiana França.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo excelente blog, sou estudante de história, mas muitos professores falam bastante de Paulo Freire, existem alguns links que não funcionam mas ta tudo perfeito.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cantinho da Educação!


    Parabéns pelo site, mas em ..

    CANTINHO DA EDUCAÇÃO: Livros do Paulo Freire em PDF
    http://institutoveritas2010.blogspot.com.br/2011/04/livros-do-paulo-freire.html

    .. não funciona o link de:

    LIVRO
    Medo e Ousadia
    Pedagogia da Esperança
    Ação cultural para a Liberdade

    RESENHA
    Pedagogia da pergunta


    Obg.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cantinho da Educação!


    Parabéns pelo site, mas, por favor, em ..

    ' CANTINHO DA EDUCAÇÃO: Livros do Paulo Freire em PDF
    ' http://institutoveritas2010.blogspot.com.br/2011/04/livros-do-paulo-freire.html

    .. poderias consertar o link de:

    LIVRO
    ' Medo e Ousadia
    ' Pedagogia da Esperança
    ' Ação cultural para a Liberdade

    RESENHA
    ' Pedagogia da pergunta


    Obg.

    ResponderExcluir
  28. Oi, adorei a iniciativa do site mas quando tentei abrir o livro Pedagogia da autonomia abriu outro livro. Se puderem acertar isso. Foi o unico livro que não abriu certo.

    ResponderExcluir
  29. Oi pessoal, estou procurando o livro "Pedagogia da Libertação" de Paulo Freire " se vocês souberem onde posso encontrar em PDF ficarei muito feliz , preciso fazer um trabalho mas não encontro este livro. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. INFELIZMENTE este site parece morto pois ninguém responde nem conserta os links seguintes, q em 31-01-2014 falei q não funcionam:

    LIVRO
    ' Medo e Ousadia
    ' Pedagogia da Esperança
    ' Ação cultural para a Liberdade

    RESENHA
    ' Pedagogia da pergunta

    POR FAVOR, ALGUÉM PODERIA CONSERTAR ESSES LINKS?

    ResponderExcluir
  31. Parabéns muito bom essa iniciativa me ajudou muito..Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Caro Amigo anônimo,

    (cujo comentário deixou em 25/02/2014 às 03:20 ). Está aí em cima, antes do comentário da Adriana Souza.

    Por que você não procura o que deseja em outro lugar? Para o seu conhecimento o blog não está à sua diposição, portanto, ninguém tem obrigação alguma com o que procura. Vale lembrá-lo que a internet é quase infinita em possibilidade e ,com certeza, irá encontrar o que busca em outro lugar. Falta apenas o senhor PESQUISAR, PROCURAR, BUSCAR, TER BOA VONTADE, EMPENHAR -SE, TER HUMIL DADE e PARAR DE RECLAMAR.
    O senhor age como uma boa parte dos brasileiros: não faz nada, reclama do que já encontra feito, deseja tudo de mão beijada e ainda quer ter razão. Aliás, o senhor está na área errada.

    Frequento este blog como tantos outros que aí deixaram seus comentários e agradeço pela iniciativa mesmo quando não encontro aqui o que procuro.
    Para o seu governo de "República das Bananas" os administradores deste blog NÃO SÃO SEUS EMPREGADOS.

    Morto é o senhor seu bicho- preguiça.

    Pessoal, imaginem só este sujeitinho na área da educação? É por causa de "parasitas"como este que este país não evolui .

    Camilla Dudeck

    ResponderExcluir
  33. ATENÇÃO: O link de Pedagogia da Autonomia não está funcionando, em seu lugar está abrindo Pedagogia do Oprimido. Estou precisando deste livro, agradeço a colaboração e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite!! Quero agradecer por terem disponibilizado estes livros, pois estava precisando ler um deles e no momento não ia poder comprá-lo. Com certeza tem ajudado e ajudará muitos universitários e educadores. Agradeço muito!! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  35. Ola, muito gratificante encontrar disponível na internet as obras de Paulo Freire. A educação compartilhada através do uso da tecnologia e muita gente se beneficiando para a acao beneficio com o outro. Sucesso na disseminação das boas praticas de educação e ensino.

    ResponderExcluir
  36. Sou Pedagoga e pós graduanda em Alfabetização e Letramento de Crianças Jovens e Adultos e também em Tutoria em Educação à Distancia. gostaria de parabenizá-los pelo blog e agradecer o desprendimento em colaborar com a nossa formação quando se dispõe a disponibilizar os livros. Parabéns pela Iniciativa.

    ResponderExcluir
  37. Olá Pessoal,

    Gostaria de parabenizar os idealizadores desse espaço e também dizer que já baixei livros nesse espaço, inclusive resolvi compartilhar também vários ebooks que tenho salvo no PC através de um blog. Caso alguém queira fazer uma visita fiquem a vontade!
    ebooks-academicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigada ao blog por disponibilizar essas obras aqui. Iniciei meu curso de pedagogia este ano 2014 e estou cada dia mais satisfeita com isso. Pretendo ler todas as obras de Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  39. Quero aqui parabenizar toda equipe que realizou este brilhante trabalho. Como Pedagogo me sinto muito feliz por tamanha riqueza que as obras de Paulo Freire fala da educação como prática de liberdade. Aprendi muito e me senti muito mais revigorado com tamanha clareza das obras,pois estas falam necessariamente do cotidiano da sala de aula nas relações professor e aluno. Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Como pedagogo não posso deixar passar despercebido no cotidiano da salas de aulas e também na formação de educadores as obras de Paulo Freire. elas são atuais e refletem,questionam e interpelam a vida de todos nós educadores sobre a nossa prática em sala de aula com os nossos alunos. Riqueza sem igual que todos os educadores deveriam ler e colocar ao menos um pouquinho em sua prática do cotidiano escolar...

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito da disponibilidade e facilidade do material Obrigado!

    ResponderExcluir
  42. Adorei o cantinho! Pena que ao clicar no livro Pedagogia da Autonomia aparece outro livro no lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreian, foi corrigido agora o link do Livro Pedagogia da Autonomia, portanto, o livro já está disponível pelo link indicado.

      Excluir
  43. Por favor, alguém pode me dizer se a frase "O Ensino deve permitir que brilhe, com o máximo de intensidade, a luz que cada ser humano porta dentro de si", atribuída a Paulo Freire, é realmente dele? Se sim, de que obra?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/livro_freire_educacao_pratica_liberdade.pdf
      Acho que da pg 29 em diante. Se é que o senhor ainda não achou rsrs

      Excluir
  44. Esse blog me ajudou muito na elaboração do meu TCC.

    ResponderExcluir
  45. A demonia da minha professora fez eu odia esse homem afz que odio

    ResponderExcluir