FOUCAULT, Michel

Nascimento da Biopolítica em pdf para baixar
O curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France de janeiro a abril de 1979, Nascimento da biopolítica, se inscreve na continuidade do curso do ano anterior, Segurança, território, população. Depois de mostrar como, no século XVIII, a economia política assinala o nascimento de uma nova razão governamental - governar menos, por uma preocupação de eficácia máxima, em função da naturalidade dos fenômenos com que se tem de lidar -, Michel Foucault empreende a análise das formas dessa governamentalidade liberal. Trata-se de descrever a racionalidade política no interior da qual foram postos os problemas específicos da vida e da população: "Estudar o liberalismo como moldura geral da biopolítica." Quais são as características específicas da arte liberal de governar, tal como se esboça no século XVIII? Que crise de governamentalidade caracteriza o mundo atual e a que revisões do governo liberal ela deu ensejo? É a essa tarefa de diagnóstico que responde o estudo das duas grandes escolas neoliberais do século XX, o ordoliberalismo alemão e o neoliberalismo da Escola de Chicago - única incursão de Michel Foucault ao longo de todo o seu ensino no Collège de France no campo da história contemporânea.

É um estudo científico, documentado, sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos, adotados pelo poder público na repressão da delinqüência. Métodos que vão desde a violência física até instituições correcionais. 
Neste volume, Foucault realiza uma interpretação das concepções sobre a sexualidade na Grécia clássica, com base nos textos de seus dramaturgos, historiadores e filósofos. Ele analisa como se formou o 'homem do desejo' e coloca importantes questões sobre a formação da moral. Demonstra também que a moral na Antigüidade nada tinha a ver com a maldição da carne preconizada pelo Cristianismo. 

2 comentários:

  1. Muito bom! Obrigado por postarem a obra de Foucault.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o site de vocês. Um grande serviço prestado à cultura! Obrigado.

    ResponderExcluir