Filosofia para Crianças

 Curso Filosofia para Crianças:

     Se quisermos construir uma Educação Libertadora, como idealizava o mestre Paulo Freire, faz-se imperativo uma educação que desde cedo faça da filosofia, não uma estranha, mas ao contrário, uma alegre amiga das nossas crianças. Salvaguardada as devidas proportções de uma Filosofia Acadêmica e uma Filosofia para Craianças, a Filosofia dará condições de possibilidade para essas crianças não crescerem torpes e bitoladas por um sistema. A Filosofia nos dará forças para nos libertarmos dos grilhões que insistem em transformar crianças e máquinas.
       É na emergência da Filosofia, da necessidade da Filosofia que ofereçemos o curso Filosofia para Crianças.

Autora: Rita Zanfra
Carga horária: 180 horas/aulas
Cadernos de Estudos: 3 cadernos
Saiba mais em: clique aqui
 

Abaixo ementa do curso:

UNIDADE I. Conhecendo o programa de Filosofia para Crianças
Tópico I. O que é Filosofia para Crianças?
            Tópico II. Iniciação Filosófica
            Tópicos III. Educação para o Pensar
            Tópico IV. Comunidade de Investigação, Ética e Cidadania
UNIDADE II. A Educação para o Pensar de Matthew Lipman
UNIDADE III. A Importância do Filosofar na Infância
            Tópico I. Por que trabalhar Filosofia com as Crianças
            Tópico II. A comunidade de Investigação na Sala de aula
            Tópico III. O Currículo de Filosofia para Crianças
UNIDADE IV. Uma proposta de modelo para o ensino de Filosofia
            Tópico I. A Filosofia para Crianças e o método ideal
            Tópico II. Filosofia para Crianças e a Filosofia Acadêmica
            Tópico III. A Filosofia para Crianças e o Hábito Reflexivo Mental
            Tópico IV. A Filosofia para Crianças e a Busca do Aprender e Viver Melhor
UNIDADE V. Comunidade de Investigação e Pré-Escola
            Tópico I. A Comunidade de Investigação
            Tópico II. A Pré-Escola
            Tópico III. A Comunidade de Investigação e Pré-Escola
            Tópico IV. Paulo Freire não propunha “mera conversa
            Tópico V. Aprendendo as relações
            Tópico VI. Aprendendo a perguntar
            Tópico VII. Investigando o Pensar – Metacognição
            Tópico VIII. A Filosofia para Crianças e a Disciplina da Filosofia
            Tópico IX. A Natureza da Filosofia
            Tópico X. A Conquista da Sabedoria
            Tópico XI. A Filosofia Acadêmica
            Tópico XII. A Filosofia enquanto Metadisciplinada reflexão intelectual
UNIDADE VI. Comunicação: racionalidade, ética e educação
UNIDADE VII. A Educação da Criança: antigos dilemas, novas relações
            Tópico I. A Infância e a Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário