A escola deve ser o ambiente que não ensina apenas informações, numa relação quase passiva com o aluno, a escola deve antes atentar para a formação do aluno enquanto um agente do conhecimento, enquanto alguém que procura, investiga, questiona, pondera e produz conhecimento. A transformação de informações e referencias em conhecimento não ocorre por acaso, de forma espontânea dos alunos, essa transformação tem caminhos, tem meios, tem métodos, e esses métodos serão agora objetos desse artigo.
A pesquisa é um importante recurso na educação, é um importante recurso didático para o professor e não deve ser tratado com desdém, simplesmente encaminhando a turma de alunos para a biblioteca pesquisar, que em muitos casos, torna-se apenas uma pesquisa em enciclopédia, onde o aluno faz mais um resumo ou seleção de informações, que efetivamente uma pesquisa.
Abaixo vamos desenvolver cinco etapas para o desenvolvimento da pesquisa: 1ª Fazer uma boa pergunta; 2ª Indicar fontes seguras; 3ª Ensinar a interpretar; 4ª Orientar a produção escrita; e 5ª Socialização da aprendizagem.
1. Fazer uma boa pergunta:
O professor deve anunciar um tema e formular uma pergunta, ma pesquisa deve estar alicerçada numa situação-problema, em um mal estar que instigue o aluno a pesquisar, sendo que esta pergunta não deve ser abrangente a ponto de produzir respostas genéricas ou apenas optativas, contudo, não pode ser muito específica, exigindo do aluno conhecimentos específicos e técnicos do assunto.
Formular perguntas que instigue o aluno a pesquisar, que coloque as respostas em conflito com outras possibilidades de interpretação e fontes é o desafio do professor na pesquisa. Bem como, não basta apenas apresentar uma “resposta”, é preciso, ou ainda, central na pesquisa, que o aluno selecione livros e leituras que ajude ele a justificar a sua “resposta”.
2. Indicar fontes seguras:
Um elemento importante da pesquisa é a fonte de pesquisa do aluno, e para tanto é necessário que o aluno tenha a habilidade de perceber que muitas informações não possuem a devida confiabilidade, não são informações seguras, então, nesta segunda etapa da pesquisa, o professor deve atentar as fontes de pesquisa do aluno, e caso necessário, alertá-lo da inconsistência de certas informações.
3. Ensinar a interpretar:
Neste momento faz-se necessário que o aluno se acostume a fazer anotações e resumos dos materiais e fontes dos quais lança mão da pesquisa, essas anotações e resumos vão auxiliá-lo na hora de fazer interpretação.
Para interpretação, o aluno tem que estar ciente de que seu problema permite algumas variáveis interpretativas, e dependendo da fonte, até contrárias. Neste ponto, o que esta em jogo não é tanto o resultado final da pesquisa, mas sim, os próprios meios, ou seja, não é se para a resolução da pesquisa o aluno faz a opção de “A” ou “B”, mas o que levou ele a fazer esta opção, quais foram os pontos determinantes que levou ele a fazer opção por “A” e não por “B”.
Cabe aqui também uma nota para o professor, ele deve perceber se o aluno esta preparando para abordar determinados problemas, haja visto que se este não tiver conhecimento prévio do assunto, pode encontrar muitas dificuldades no desenvolvimento da pesquisa, podendo inclusive interrompê-la.
4. Orientar a produção escrita:
Para estudar, faz-se necessário não apenas leituras e pesquisas, mas também a escrita, na medida mesmo em que é neste momento que o aluno lança mão das categorias que aprendeu nas leituras para analisar e se desafiar a responder o problema, a pergunta proposta pelo professor.
Neste sentido, voltamos a frisar a importância das anotações e resumos dos materiais e fontes utilizadas pelo aluno, já que neste momento, elas poderão ser muito úteis no desenvolvimento do artigo final da pesquisa, deixando claro, que não se trata aqui de uma cópia do texto, a cópia neste caso é indesejável, na medida mesmo em que demonstra que o aluno não possui habilidade suficiente para desenvolver e se articular no problema.
5. Socializar os trabalhos:
Na socialização é possível algumas variáveis, no caso de a turma estudar um tema que possibilita algumas variáveis, é possível agora criar um grande debate na sala de aula, onde as diferentes leituras e interpretações possam ser confrontadas.
O ideal aqui é desafiar os alunos a produzirem seminários e debates, onde os alunos são chamados a defender suas respostas, a justificar suas opções.