Inclusão de crianças com necessidades especiais

        Inclusão de crianças com necessidades especiais em escolar regulares, seguramente é uma grande conquista desta parcela da sociedade em prol da igualdade, contudo, na prática, devemos reconhecer que as escolas de modo geral não estão preparadas para receber estes alunos que em maior ou menor medida, necessitam cuidados especiais, diante disso: O que fazer? Evidentemente alguém responderá - Devemos preparar nossos professores para receberem essas crianças! - Certo, contudo, sabemos que esta opção irá demorar muito tempo para tornar-se realidade, sendo assim, reafirmamos a nossa pergunta: O que fazer?

        Para além disso, ainda que de forma paliativa, alguns cursos na área vem sendo disponibilizados aos professores da rede pública, entre eles o  curso do Instituto Veritas: "A Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais e Problemas de Aprendizagem".

4 comentários:

  1. É isso ai... não adianta colocar todo mundo na escola, se ela não tem capacidade para suportar os novos alunos, porém, fazer o que com esses alunos... deixar eles sem escolas???

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  2. Luiz Carlos da Silva19 de maio de 2010 01:59

    Minha mãe contava que aprendeu a ler e a escrever com o auxilio de uma tábua e um pedaço de carvão. Ela criou 7 filhos, e mesmo com a falta de tudo, inclusive pão na mesa, nos deu a educação que hoje falta dentro de tantas famílias, os pais já não estão conseguindo preparar seus filhos para a escola. O aprendizado secular não prepara necessariamente o cidadão, educação para mim é algo mais abrangente, que deve ter suas raízes no seio da família. Capacidade fisica de uma escola, alunos especiais...não sei, penso que estamos vivendo o início de uma era de oportunidades na educação, os pais fazendo sua parte, a sociedade organizada cobrando e fiscalizando o poder público, e os professores passando nas entrelinhas seus conhecimentos extra curriculares.
    Um abraço. Luiz Carlos da Silva - Ibicaré SC.

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  3. Todo caminho começa com o primeiro passo.
    A inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas regulares, não é só uma conquista desta parcela da sociedade e sim da sociedade!
    Contudo, as escolas especiais não devem ser fechadas, pois temos casos muito delicados que a escola regular nunca estará apta a trabalhar.
    Escolas em prédios horizontais, bem estruturados, com mobiliário adequado, professores e funcionários aptos a receber estes alunos, material didático... São muitos os detalhes a serem desenvolvidos para uma real inclusão.
    A nossa sociedade mudou e a escola deve acompanhar as mudanças. A família do século 21 se mostra com diferentes configurações que afetam diretamente a educação da criança seja ela especial ou não.
    Muito bom vcs levantarem a discussão.
    Isabel Domingues

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  4. Creio que a Isabel Domingues esteja certa em suas ponderações... a inclusão em escolar regulares é sim uma conquista, mas, ao mesmo tempo, temos que reclamar assistência em infra-estrutura para essas escolar receberem esses novoc alunos, bem como, a manutenção das escolas especiais em atuação, porque a casos sim que a escola regular não tem condições de trabalhar, então, junto dessa conquista, temos que reclamar do estado infra-estrutura para as escolas, bem como, a devida formação dos nossos professos...

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