A EDUCAÇÃO E A ESCOLA de Adilson Boell e Sandro Bazzanella

        Pensar, refletir a escola que se faz necessária, não é uma tarefa fácil, primeiramente por que vivemos num mundo em profundas e constantes transformações e, por extensão por que este contexto inviabiliza o consenso sobre qual é a escola que melhor responderá aos desafios de nosso tempo.

        “A escola não é um campo neutro, mas um campo de conflitos, de poder, de jogo de interesses. Nele, os atores sociais buscam a legitimação de sua ideologia, cultura e crenças, seja através do discurso oral ou escrito” (CORRÊA, 2008, p. 32).

        Corrêa nos alerta para o fato de a escola não ser um local “desinteressado”, como a princípio possa parecer. É na escola e através dela, que se legitimam visões de mundo e de homem. “[...] o currículo como as práticas pedagógicas que acontecem em sala de aula estão relacionados como os diversos modos como a educação é concebida historicamente, como também a influência teórica que orientará este processo de ensinar e aprender”. (CORRÊA, 2008, p. 12).

(Este texto é parte do artigo: A educação e a escola "desinteressada" de Adilson Boell e Sandro Bazzanella)

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